Energia Solar

Já imaginou reduzir sua conta de Energia em até 95%? Na Onlinesat isso é possível e acessível para todos. 

A Energia Solar trata-se da Energia Elétrica produzida a partir do calor e luz solar, quando os raios entram em contato com os painéis solares produzem energia elétrica. A energia solar é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável.

 

 

Como é o processo de produção da Energia Solar?

O processo da energia solar para produção de energia (chamado de efeito fotovoltaico) utiliza placas solares produzidas em material semicondutor para, quando as partículas de luz solar (fótons) incidirem, os elétrons do material semicondutor entrarem em movimento, gerando eletricidade.

A energia solar é gerada pelas placas solares e levada ao inversor solar, equipamento responsável por transformar a corrente elétrica contínua em alternada e, então, ser distribuída para o local de consumo e utilizada pelos equipamentos.

Veja com mais detalhes como funciona o sistema de energia fotovoltaica conectado à rede elétrica da sua casa ou empresa.

A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados há mais de 30 anos.

A energia solar é convertida em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico, que ocorre quando partículas de luz solar colidem com os átomos presentes no painel solar, gerando movimento dos elétrons e criando a corrente elétrica que chamamos de energia solar fotovoltaica.

Para poder ser utilizada em residências e comércios, é necessário converter a corrente elétrica alternada gerada em corrente contínua, que é a corrente de baixa tensão. O inversor solar é o equipamento responsável por essa conversão, transformando a corrente elétrica e deixando-a pronta para uso no local.

 

 

A Onlinesat oferece dois sistemas para Energia Solar: On Grid e Off Grid.

Qual sistema escolher? On grid ou Off Grid?

Na hora de escolher o sistema fotovoltaico que mais se adequa às necessidades de sua residência ou estabelecimento, é possível que você tenha se deparado com esses dois termos: On Grid e Off Grid.

Mas, afinal, o que eles significam para aqueles interessados em produzir sua própria energia solar? Quais as suas vantagens e desvantagens? 

O sistema On Grid – na rede, em tradução livre do inglês – é designado aos sistemas fotovoltaicos que estão ligados à rede pública de distribuição. Sua principal vantagem é a liberdade e a segurança que esse modelo proporciona. 

Em momentos nos quais a produção de energia está em baixa, o sistema estará pronto para utilizar rede proveniente da distribuidora e, em momentos em que a produção é maior do que a capacidade de utilização, o excedente é repassado para a rede pública, retornando em forma de créditos para os usuários. 

Por não precisar da ação de baterias, os sistemas On Grid também costumam ter um valor de investimento menor.

Um sistema como este, conectado à rede, funciona da mesma maneira que qualquer painel solar; ou seja, gera energia em corrente contínua, que, então, passa pelo inversor e é transformada em corrente alternada. 

No lugar de armazenar a energia excedente em baterias, como os sistemas off grid, os sistemas conectados à rede transferem a energia que sobra para a rede de distribuição pública, gerando créditos que têm até cinco anos de validade. 


Entenda como o sistema funciona em passos, abaixo:
• A captação é realizada por meio dos painéis fotovoltaicos;
• A corrente contínua proveniente desse processo passa pelo inversor solar e transforma-se em corrente alternada, própria para uso;
• A casa ou estabelecimento passa a utilizar a energia produzida diretamente. Se faltar energia solar, a rede de distribuição entra automaticamente para suprir qualquer necessidade

Os sistemas Off Grid funcionam de maneira bastante semelhante, mas com uma mudança crucial: no lugar de receber e enviar energia para a rede de distribuição, são usadas baterias próprias.

Essas baterias são responsáveis por armazenar qualquer energia excedente produzida, alimentando o sistema nos momentos em que a produção está mais baixa. 

Esse tipo de sistema oferece a independência total da rede de distribuição, sendo ideal para lugares remotos, que não têm acesso à alimentação elétrica por outras vias, ou mesmo para aqueles que desejam maximizar a economia na conta de luz. 

Apesar de representar um custo inicial maior, devido à instalação das baterias, esse tipo de sistema oferece também o maior grau de economia.

Seu funcionamento é completamente autônomo, abastecendo todos os componentes elétricos dentro da residência, ou estabelecimento, utilizando as baterias e a geração de energia fotovoltaica.

Em vários sentidos, seu funcionamento acontece de maneira semelhante ao sistema On Grid.


Entenda melhor abaixo: 
• A captação da energia solar é realizada por meio dos painéis fotovoltaicos;
• A corrente contínua é transformada em corrente alternada por meio do inversor solar e utilizada normalmente; 
• Toda energia excedente é armazenada nas baterias, que contam com um controlador de carga para a proteção do equipamento;
• Durante a noite, ou em dias chuvosos e nublados, as baterias alimentam os equipamentos elétricos normalmente, como a rede de distribuição faria.


MAS COMO SABER QUAL SISTEMA ESCOLHER?

A Onlinesat possui atendimento especializado para entender cada perfil e oferecer o melhor sistema para geração de Energia Solar. Uma conta de energia simples já pode ser usada para cotações e simulações.

Que tal fazer uma simulação AGORA?

Envie uma conta escaneada ou uma foto da sua ultima conta para contato@onlinesat.com.br com seu nome e telefone e receba a simulação sem compromisso.